Dicas para crianças usar a internet de maneira segura - Papai Educa

Dicas para crianças usar a internet de maneira segura

Ferramentas para bloquear conteúdos indesejados e diálogo aberto são medidas fundamentais

13 de Fevereiro de 2020 0 comentários

Hoje em dia, parece que as crianças já nascem com certas habilidades tecnológicas, não é mesmo? Não é preciso nem ensinar como manusear toda essa diversidade de aparelhos disponíveis no mercado, mas será que elas estão seguras nesse ambiente tão imenso, desconhecido e cheio de informações?

Foto: Divulgação

Pensando na segurança dos pequenos, a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), Juliana Christina Rezende de Souza, preparou algumas dicas sobre como as crianças podem usar a internet de maneira segura. São medidas simples que vão trazer mais tranquilidade na hora da navegação virtual.

  1. Utilize ferramentas para bloquear conteúdos indesejados ou impróprios

Muitos aparelhos já contam com essa ferramenta, basta ativá-la. Mas há outros recursos como o Family Link, aplicativo que permite aos pais supervisionarem seus filhos por meio de uma conta do Google.

  1. Use o sistema de busca segura do aparelho

Os aparelhos costumam vir com esse recurso, que limita o tipo de conteúdo que será exibido nos resultados de pesquisa e impede que sejam abertas as páginas que o usuário definiu como indesejadas.

  1. Coloque limite no acesso a aplicativos e jogos

Criar um perfil específico para a criança é uma medida bem importante presente em computadores e funciona da mesma forma como nos dispositivos móveis. Além de limitar o que será acessado, é possível estabelecer um horário para que a máquina desligue, a fim de controlar o tempo que a criança permanece online.

  1. Instale um bom antivírus no aparelho

Se proteger de hackers e programas maliciosos é fundamental para uma navegação segura. Por isso, ter um bom antivírus atualizado no aparelho evita muita dor de cabeça.

  1. Renove as senhas dos aparelhos frequentemente

Trocar as senhas de tempos em tempos é uma medida importante para evitar possíveis invasões. Não informar a senha à criança e fazer o login sempre que ela precise mexer no aparelho é algo importante para que o pequeno não informe ingenuamente sua senha a terceiros.

  1. Só instale programas confiáveis

Instale aplicativos e programas de fontes confiáveis, como a Google Play e a App Store, por exemplo, evitando assim a invasão de vírus e espiões indesejados.

  1. Monitore a criança

Mantenha-se sempre por perto do seu filho também no mundo virtual, assim como você faz na vida real. Adicione-o como seu contato nas redes sociais e se você ainda não estiver naquelas em que ele está, crie um perfil. Dessa forma, poderá observar o que ele está postando na internet, as pessoas com quem está conversando e também aquelas que estão seguindo o seu filho.

  1. Mantenha diálogo aberto com a criança

Manter um diálogo aberto e explicar sobre os riscos aos quais a criança está exposta se não souber como navegar pelo mundo virtual é algo imprescindível. Fale sobre pessoas mal-intencionadas, da importância de não revelar dados pessoais, não enviar fotos íntimas, de evitar adicionar pessoas estranhas, entre outras recomendações.

Com Assessoria de Imprensa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 0 COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para este artigo.

compartilhando a
paternidade ativa

© 2024 Papai Educa
Todos os direitos reservados.

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações do nosso conteudo no seu email.