Fobia alimentar infantil, um desafio a muitos pais - Papai Educa

Fobia alimentar infantil, um desafio a muitos pais

Relação que a criança tem com a comida precisa ser observada a partir da introdução, quando bebê

20 de Novembro de 2017 11 comentários

No processo de introdução alimentar existe uma certa preocupação por parte dos pais em relação ao tipo de alimento ofertado à criança. A partir dos seis meses de vida, o bebê começa a ingerir sólidos e, nesse momento, já é necessário avaliar a relação que ele tem com a comida, suas preferências e se o motivo de recusa de determinados itens é normal ou se merece ajuda de especialistas.

Foto: Divulgação

A nutricionista comportamental Ariane Bomgosto alerta que desde o contato com os primeiros alimentos, a criança pode apresentar algum tipo de fobia alimentar, o que, geralmente ocorre por volta dos seis meses. A fobia alimentar é o medo de experimentar alimentos e a neofobia é o de experimentar alimentos novos e tem sido um assunto que assombra a vida dos pais.

Estar atento ao comportamento dos filhos na hora de comer é a saída para identificação dos casos. Observar as suas reações frente à comida, como não querer permanecer à mesa, manifestar repúdio ou aversão aos alimentos servidos, estar constantemente fugindo dos momentos que envolvem experiências alimentares através de procura por outras atividades neste momento são fatores.

Ariane Bomgosto explica que as reações das crianças com fobia alimentar podem ser diversas. "Algumas crianças com fobia alimentar, quando submetidas ao contato forçado com os alimentos que rejeitam, podem manifestar reações como vômito, perda de controle emocional ou agressão física", salienta.

O primeiro passo dos pais após a suspeita é procurar um especialista em comportamento alimentar para auxiliá-los a diagnosticar o problema, orienta Ariane Bomgosto. "Isso deve ocorrer quando perceberem que o seu filho está manifestando um comportamento não saudável em relação à comida, o que traz consequências como momentos de angústia na hora das refeições ou ausência de prazer ao comer".

A fobia alimentar pode prejudicar o crescimento à medida em que a criança fica paralisada frente ao ato de ingerir um alimento que não faça parte da sua rotina alimentar. Com isso, tem o cardápio pouco variado, o que pode influenciar no aporte nutricional que necessita nesta fase da vida. Além disso, esta criança costuma ter pouco interesse pelo universo dos alimentos e ser reativa em relação ao assunto, o que a prejudica na capacidade de fazer suas próprias escolhas alimentares ao longo da vida. Por fim, podemos dizer que esta fobia pode atrapalhar no desenvolvimento social, já que, por não conseguir comer certos alimentos, ela pode tender a se isolar e a não participar de eventos que incluam os alimentos que rejeita.

"O caminho é complexo e desafiador, porém, ao pensarmos que uma criança que ganha consciência alimentar tem toda uma vida para desfrutar dos benefícios que esta pode lhe trazer, temos uma motivação para ajudá-la a começar este percurso nesta fase da vida e os pais serão os principais responsáveis pelo auxílio no processo de melhora na fobia".

(Com Assessoria de Imprensa)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 11 COMENTÁRIOS

Luciana dos Anjos

04 de Agosto de 2020

Socorro!!! Minha filha tem fobia alimentar. Ela tem pavor de provar alimentos. Já não sei mais o que fazer. Já fui a centenas de especialistas e nada. O grande problema é que sou de Brasília.

Camila

01 de Fevereiro de 2019

O filho de 2 anos e meio da minha amiga não come alimentos sólidos somente suco e leite, eles ja teve 2 pneumonias e esta com anemia muito forte, o medico disse que ele pode ter uma leucemia dentro de 6 meses, precisamos de ajuda, ele tem pavor da comida, quando coloca o prato de comida perto dele ele sai correndo, chora entra em desespero. Por favor nos ajuda, precisamos de uma Luz.

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Camila, um trabalho multiprofissional é o mais indicado, com médico, nutricionista, psicólogo...

João Carlos Moreira

16 de Janeiro de 2019

Tenho filho, menino de cinco anos idade, mais ou menos a umas duas semanas ele teve um crise de engasgamento, e até o momento não come quase nada de comida sólida, já até passei ele com profissional fonediologo disse ele não ter nada, acredita ser mais medo mesmo em comer, alguém pode me ajudar?

Paula Silva

20 de Outubro de 2018

Boa tarde, o meu filho tem 4 anos e de sólidos só come pão, já tentamos várias coisas e sem soceso. Fica muito nervoso transpira imenso e se o obrigam os vê se um inorme sofrimento é acaba por lhe dar vómitos. Chora e diz que não consegue. Mas vai há mesa cheira a comida diz que cheira bem etc mas não consegue comer.

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Olá, Paula, acredito que o trabalho profissional vai auxiliar sua família a atravessar esta fase com mais tranquilidade.

Giovana

29 de Março de 2018

Algum profissional em Goiânia pra me indicar? Meu filho de 2 anos e 9 meses alimenta-se ezclusivame te de leite. Não sei mais o que fazer!

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Olá Giovana, Como não estou em sua localidade, infelizmente não consigo ajudá-la nesta indicação. Procure se informar em uma unidade de saúde e na rede privada. Seja sempre bem-vinda.

claudio silva

18 de Janeiro de 2018

minha filha de 10 anos tomou um susto de engasgo e agora nao come mais nada solido foi diagnosticada fobia alimentar ja esta assim 3 meses ja levei pediatra e psicólogos e ainda nada que posso fazer

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Como está o tratamento dela? Nos conte se deu tudo certo, Claudio!

Karina costa

11 de Dezembro de 2017

Vc poderia me ajudar tenho uma filha de 7 anos que possui esta fobia desde os 10 meses ja fiz terapia e nutricionistas mas nada adiantou o que eu posso fazer ?

Tata Nigre

21 de Novembro de 2017

Vivendo e aprendendo, seu texto é uma ótima fonte de aprendizagem

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Obrigado pela visita, mãe.

Regina

21 de Novembro de 2017

Muito boas as informações!!! Aqui minha caçula teve um longo perio5e. Que ela não comia nada, até mesmo guloseimas ela rejeitava, mas graças a Deus e a perseverança hoje ela não come de tudo, mas não passa uma refeição sem se alinentar.

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Insistir é indispensável, Regina. Vejo isso com os meninos. Às vezes têm dificuldade até mesmo de experimentar o novo.

doniasjunior@hotmail.com

21 de Novembro de 2017

Excelente texto. Minha filha sempre foi boa de comer até uns dois anos. Depois disso passou a não querer comer mais muita coisa. Hoje com 7 e chata demais pra comer. Até arrisca em experimentar. Mas continua chata. Não é mole não.

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Acho que o processo é eterno, Donias. Nós mesmos, adultos, alteramos nosso paladar ao longo dos anos. Percebeu isso?

Marcelo Teixeira

21 de Novembro de 2017

Parabéns, pelo blog! Os temas me interessam muito, pois tenho um casal de filhos, sendo uma filha com 11 anos e um filho com 8. No caso deste texto, especificamente, eu nunca havia parado para refletir sobre "medo de comida" por parte das crianças. Que bom que agora há este espaço para trazer conhecimento sobre fobia alimentar e de outros assuntos.

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Obrigado pela visita e prestígio, Marcelo. Seja sempre bem-vindo! Vamos compartilhar experiências...

compartilhando a
paternidade ativa

© 2024 Papai Educa
Todos os direitos reservados.

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações do nosso conteudo no seu email.